Wednesday, November 28, 2007

Aniversário




Um grupo de adolescentes conversa à mesa ao seu lado, de forma animada. De repente, aquelas risadas e brincadeiras tão típicas dessa fase da vida (e que voce costumava fazer, também) começam a irritar profundamente. Afinal, o que pode ser tão engraçado assim? Qual o motivo de tamanha felicidade?


Em seu último aniversário, voce se dá conta que o número de pessoas presentes é menor do que o ano anterior (e, com choque, percebe que esse número vem dimunuindo gradualmente). Aquelas que te acompanham e te conhecem há tempos vão desaparecendo, e as novas vão substituindo esse espaço, começando aquele tão temido ciclo social.


E você se conscientiza de todas as oportunidades perdidas de ser realmente feliz; de realmente realizar algo válido; de encontrar amor...de se econtrar .
E conclui finalmente: isso é envelhecer.

E a vela apaga-se, mais um ano.



Escrito por André Marçal

6 comments:

Unknown said...

Primeira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E os ganhos??? Ainda não descobri se a balança de ganhos e perdas fica equilibrada, mas definitivamente não são so perdas.... há conquistas, talves não tantas ou não exatamente aquelas que gostariamos, mas não podemos ignora-las...


As vezes é preciso pensar sobre as pessoas que sempre estiveram ao nosso lado e que de repente somem ... será que não é responsabilidade nossa esse sumiço?? "Cuidar do Jardim" não significa cuidar somente de si mesmo ... mas tb das pessoas ao nosso redor...Quanto da falta de atenção do outro é causado pela nossa falta de atenção?? Qto afastamento é provocado por nós mesmos..... É claro que alguns relacionamentos acabam .. pq acabam... simples assim... mas em vez de se perguntar o pq acabou que tal pensar em tudo de bom que trouxe...e seguir em frente (que nem o Bob e a Charlotte)

Anonymous said...

Fim de um ciclo, início de outro

E como dói ver que nem sempre o olhar de ontem faz sentido pro agora, pro sentir de hoje.

Há a opção de ficar sentado esperando que os anos passem; há a opção de decidir ir em todas as direções para apreender tudo. Mas nada é mais proveitoso do que, de alguma forma, se encantar com o ritmo dessa gangorra - ora em cima, ora não, mas sempre vendo algum lado lúdico na brincadeira de existir.

Senão, tudo pesa mais do que os ombros suportam!

Anonymous said...

Sem intenção alguma:

Você é uma gracinha!


saudações da Bahia.

=]

Anonymous said...

É a velha história do copo meio cheio ou meio vazio... depende do ponto de vista que encaramos as coisas.
Por exemplo, ao invés de lamantarmos a ausência de certas pessoas, por que não valorizar a presença daquelas com quem ainda podemos contar?
A cada ano a gente amadurece mais e ficamos melhor e mais evoluídos(na maioria das vezes, pelo menos ^^).
Quanto difícil que esteja sendo a vida, mais a gente aprende. Então, todo ano, aliás, todos os dias, a gente ganha de algum jeito. =)

Anonymous said...

Felicidade também é isso, viver cada momento, o passado e o presente e curtir muiiiiito, porque a graça é justamente a diferença, a novidade.......
SE não, a gente diria que a vida é monótona, tediosa.
Fazer aniversário é ter vivido e tb estar vivendo, crescendo sempre.
Parabéns!!!!!
Bj

Felipe Cortizo said...

Por que será que, estranhamente, eu tenho a impressão que 'os adolescentes' me incluem?