Wednesday, December 03, 2008

Beleza

Diziam que ele era bonito. Gostavam da cor do seu cabelo e do formato do nariz. Demorou um pouco até ele começar a acreditar nos elogios. Ao se olhar no espelho, hoje, ele consegue ver uma certa beleza aqui e ali. Não como o enxergam de fato, mas pelo menos ele tem consciência do limite de sua beleza.

E ele era admirado por ser jovem, bonito e inteligente. Para alguns, a combinação perfeita. Outros se perguntavam: o que mais alguém poderia desejar da vida? Os mais velhos, saudosos de suas épocas (e arrependidos pelo o que não fizeram), sempre lhe davam conselhos. Diziam a ele que deveria aproveitar mais, sair mais, namorar mais, ter mais amigos. Pois tudo passa depressa demais. O tempo é sorrateiro. As pessoas da idade dele ficavam intrigados. Não entendiam a razão pela qual ele era tão inquieto. Não sabiam identificar o que ele tanto buscava. Logo ele, que tinha naturalmente o que todos queriam.

Mas, ninguém...ninguém sabia que beleza não é nada. Só ele. Ele tinha noção exata de que a beleza nunca o ajudou em muita coisa. Não ajudava a ganhar um centavo a mais; A ter um emprego melhor; A ter mais ou menos amigos; A encontrar amor verdadeiro...a ter paz de espírito. Ser bonito nunca o livrou de sentimentos absolutamente humanos; Nunca o livrou de inseguranças; Jamais o deixou livre de questionamentos. Ser bonito nunca foi passaporte para a felicidade e nem viagem só de ida a um êxtase infinito.

O que ele realmente sabia é que beleza é efêmera. Daqui a alguns anos acaba. E tudo o que fica é a saudade de um tempo em que as possibilidades pareciam infinitas.
E o que as pessoas não sabiam é que ele trocaria toda a sua beleza por pelo menos um dia em que possibilidades se transformassem na mais pura e deliciosa realidade.


André Marçal


5 comments:

melissa in the sky said...

Diz pra mim, se existe alguma coisa mais apavorante do que ser jovem e bonito?

Poor rich boy!

Gostei do blog, cuida-te.

(PS: Te achei no twitter e vim fuçar aqui tbm, só pra vc saber =))

Adriana Gehlen said...

boniteza não acaba, mas quase, se transforma neh ...

à melissa:
apavorante é ver a pele da gente ficando flacida com o tempo, e as varizes inundando as pernas com a dor, isso sim é apavorante.

Anonymous said...

É difícil pensar nele assim. Pode-se ser bonito e bem sucedido, feliz. Pode-se ser bonito e triste. Pode-se se ser feio e feliz... e taaantas outras formas. A ele, que aproveite um pouco mais e não deixe que a determinação de belezaq e a opinião dos outros seja tão grande na cabeça!

Anonymous said...

Some of the content is very worthy of my drawing, I like your information!

Anonymous said...

You these things, I have read twice, for me, this is a relatively rare phenomenon!
fishing net